domingo, 22 de maio de 2011

Risoto de Camarão

Olá!
Após uma semana quase morrendo de gripe, sem muita vontade de comer e sem sentir o gosto de nada, resolvi ser levada para a emergência de um hospital, no qual fiquei quase três horas esperando atendimento (já tinha quase me curado sozinha de tanta raiva de esperar).
Pois bem. Valeu a pena, pois o médico me passou os remedinhos e fui melhorando rapidamente.
Como estava meio enjoadinha, na sexta e no sábado só tive vontade de comer risoto e nhoque (espertinha :-). Na sexta, após voltar do hospital, comi um nhoque ao molho sugo da Toscanello que eu adoro. Adoro o nhoque de lá. Que delícia! Havia alguns dias que eu não sentia gosto de nada e aquele nhoque foi perfeito.
No sábado à noite, eu só queria risoto :-)
Eu e meu marido fomos até o C'est si bon, pois lá tem vários pratos gostosos e ótimos risotos. No entanto, estava lotado e havia uma fila de espera para quatro mesas na nossa frente (20h30!). Como não suporto esperar para comer, resolvemos ir para outro lugar.
Me lembrei de um restaurante italiano no Lago Sul no qual nós havíamos ido muito tempo atrás, o Restaurante Fortunata. Resolvemos conferir, pois como é um restaurante italiano, era meio óbvio que tinha risoto (para mim só serviria risoto, nada mais!).
Chegamos. Estava tranquilo e escolhemos a mesinha. Infelizmente não estou podendo beber o vinhozinho que eu adoro, pois não combina com antibiótico, então fiquei no refrigerante.
Íamos escolhendo o risoto de pêra com gorgonzola e presunto de parma, mas na última hora, pedimos o de camarão.
Gente (pausa)!
O risoto estava muito bom, mas o destaque vai para a quantidade de camarão que veio. Nossa! Quase cheguei a enjoar de tanto comer camarão (imagina!). Realmente eles não tiveram pena de "gastar" camarão.
Matei minha vontade "com louvor" :-)
Custou R$ 59,00 para duas pessoas.
Então para quem gosta de um risoto de camarão, eu recomendo o do Fortunata. Fica na QI 9, na mesma comercial do Marietta.
Vejam o site: http://www.fortunata.biz/4501.html
É isso...
Até!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Comer bem em Santiago

Como dito anteriormente, no final da semana da Páscoa eu e meu marido fomos a Santiago no Chile. Como também já disse, adorei a cidade! Pessoas educadas, corretas, lugares bonitos, comida e vinhos maravilhosos.
Antes de viajar, fiz uma pesquisa acerca de lugares para comer, além de pegar algumas indicações com amigos que já tinham ido para lá.
Pois bem.
Descobri um tal de "Como Água para Chocolate" (endereço e cardápio no site) que tinha sido indicado em vários blogs. Em uma página, houve uma pessoa que disse não ter gostado do local, pois era totalmente "turístico", com cardápio em português e que, por isso, não revelaria a verdadeira culinária chilena.
Gente!!
Muito turístico ou não, eu adorei a comida!
Quanto ao local, eu esperava algo mais íntimo, romântico. No entanto, estava lotadíssimo, com gente esperando em pé na entrada e no bar, conversa alta (em português). Mas a comida, repito, estava ótima. Fomos meio que induzidos a pedir uma entrada para acompanhar o vinho. Escolhemos um tal de fundido de camarones. Ma-ra-vi-lha!!! Veja a foto:



O prato principal foi a Pasta Marinera. Estava muito boa, mas meu destaque mesmo vai para essa entradinha que era realmente fantástica. Ah! Pedimos um sauvignon blanc para acompanhar. Perfeito.
Assim, indico o restaurante. Saibam que fiz a reserva tres dias antes. Se chegar sem reserva, prepare-se para comer à meia noite.
No dia seguinte, após muitos passeios, almoçamos em um restaurante que ficava perto do nosso flat. O nome é Sur Patagonico. Um lugar bem gostosinho, com mesinhas ao ar livre e a comida excelente. Comi um tipo de ravioli recheado com a centolla (um caranguejo gigante, típico do Chile) com molho de quatro queijos. Estava perfeito. Para acompanhar, um Kir (vinho branco com licor de cassis) que eu amo!
Infelizmente não anotei o endereço, mas é fácil: indo pela rua Merced, passando o Cerro Santa Lucía, vire à direita em uma ruela e siga um pouco em frente.
No dia seguinte, almoçamos em um restaurante chamado Galindo. É um lugar simples, com preços bem mais em conta e, pelo que me pareceu, bem tradicional, pois tinha muita gente da cidade mesmo almoçando lá (além, claro, de alguns turistas). Lá eu bebi o Pisco Sour. Muito bom! Comi um atum grelhado com purê de batatas que eu achei ótimo. O endereço é: Calle Dardignac, 98, Providência - ao lado do Pátio Bella Vista.
À noite, saímos para jantar e resolvemos ir até o Pátio Bella Vista, que é um local onde existem diversos restaurantes, bares e lojinhas.
Após dar uma olhada geral, paramos em um bistrot chamado La Baguette no próprio pátio Bella Vista.
Optamos pelo prato do dia, que era camarão ao molho de gengibre, com salada e arroz. Fiquei um pouco preocupada, pois não sou uma pessoa apaixonada por gengibre. O preço estava excelente, já que a comida em Santiago não é considerada barata.
Tirei uma foto. Não ficou muito boa, mas aí vai:



A comida estava deliciosa!!
O molho de gengibre era bem suave e combinava muito bem com o camarão que estava perfeitamente grelhado.
O atendimento merece elogios! Atendentes extremamente simpáticos e prestativos.
Enfim, tudo perfeito!
Essas são minhas indicaçôes. Aproveitem! Come-se muitíssimo bem em Santiago.
Até!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Santiago


Olá!!
Estive em Santiago (Chile) no final de semana da Páscoa.
A-do-rei!!!
Eu já fui a Buenos Aires duas vezes e durante os preparativos para a viagem a Santiago, não houve como evitar as comparações entre as duas cidades: "qual é melhor, Santiago ou Buenos Aires?", ou "minha amiga adorou Buenos Aires e odiou Santiago...", dentre outros.
A questão é que amei igualmente os dois lugares.
Buenos Aires é maior, mas agitada e com programas mais baratos. Santiago, apesar de menor, tem um centro histórico (que é o que eu gosto) bem bonito, os cerros Santa Lucía e San Cristóbal imperdíveis e uma Concha y Toro bem perto do centro :-)
Ficamos hospedados em um flat, pode-se dizer, muito bem equipado e com a localização excelente. O nome é Departamentos Amoblados Costa Bellas Artes. É só procurar no booking.com.
Apesar de não ter café da manhã, pois não é um hotel, há um mercado praticamente embaixo do prédio, o que facilita muito a vida. Ah! Também não tem serviço de quarto (arrumação) nos finais de semana, pois, como dito, não é hotel.
Fica a uns 200 metros do Cerro Santa Lucía - que é lindinho - , sendo que continuando mais um pouco pela rua Merced, passado o Cerro, há um lugar (vire a direita) com vários restaurantes e bares. Ótima opção para comer sem precisar ir muito longe (em um próximo post vou falar sobre alguns restaurantes em que fui :-).
Fomos na sexta e voltamos na segunda, ou seja, tivemos dois dias e meio para passear e acho que foi suficiente. Se ficássemos mais um dia, seria para ir a algum outro lugar próximo, mas só para Santiago um final de semana está bom.
O interessante é caminhar pela cidade, conhecendo o centro histórico, ir até o Palacio de la Moneda. Os Cerros Santa Lucía e San Cristóbal são imperdíveis.


 (Catedral de Santiago - Centro histórico)



Tiramos algumas horas para ir até a Concha y Toro. Eu tinha lido em alguns blogs que não valia a pena ir a essa vinícola, pois o passeio era muito teatral, curto e que a degustação era muito fraquinha...
Bem, eu adorei.
Decidi ir, pois quando comecei a beber vinho (e eu adoro vinho) um dos primeiros que experimentei foi aquele mais simples da Concha y Toro, que a gente encontra em qualquer mercado. Então eu não poderia ir a Santiago e deixar de visitar a Concha y Toro.
Escolhemos o tour tradicional, no qual a guia faz uma apresentação, conta a história da vinícola e depois degustamos dois vinhos. Achei muito legal. Ouvi uma pessoa comentando que achou o tour muito curto, mas para mim foi na medida certa. Aprendi algumas coisas sobre vinho e experimentei dois excelentes rótulos (bem diferentes daqueles baratinhos do mercado :-) e ainda ganhei uma taça de lembrança.
No próximo post, vou falar sobre os restaurantes em que fomos :-)
Até!