terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bruschetta


Oi, gente!
Aqui estou eu novamente para falar de um dos meus vícios gastronômicos: a bruschetta. Adoro!
A bruschetta é uma entradinha italiana, simples e maravilhosa. Trata-se basicamente de uma fatia de pão levemente tostado e coberto com tomate, ou berinjela, ou diversos outros sabores.
Há épocas em que eu tenho vontade de sair para comer bruschetta pelo menos uma vez por semana, acompanhada de um vinho. É um programa delicioso. Às vezes também arrisco fazer em casa, mas nunca fica a mesma coisa...
Adoro a mais simples mesmo, a de tomate temperado com azeite, alho e manjericão. Por ser leve, fico com a ilusão de estar comendo uma delícia e não estar engordando :-) mas já comi outros sabores e amei.
Bem, um lugar em que eu já fui muito com o propósito de apenas comer essa entradinha e tomar um vinho, foi o Dona Lenha. Tanto a de tomate como a de abobrinha com queijo de cabra são deliciosas (um dia ainda falo do meu vício em queijo de cabra adquirido em uma viagem a Paris :-). Esta última, um pouco mais forte, ou seja, pode não agradar alguns.
Também já experimentei a bruschetta do Cuccina Carpe Diem no Terraço (adoro esse restaurante, qualquer dia vou escrever sobre ele). Foi engraçada a cena nesse dia. Eu e meu marido fomos até lá para tomar um vinho e comer umas entradinhas, tal como já fazíamos no Dona Lenha.
Então pedimos, inicialmente, o couvert, que vem com pão e algumas pastinhas. Depois resolvemos experimentar a bruschetta de tomate.
Gente! (pausa) Veio um prato gigantesco, com pão, tomate temperado e gratinado com queijo - muito queijo. Estava super gostoso, mas não estávamos preparados para ele. Na nossa imaginação seria uma saidinha light, com uma simples bruschetta de tomate, mas tivemos que enfiar o pé na jaca :-)
Ao contar isso a uma amiga, ela foi lá com o marido e pediu esse prato, mas ela já estava preparada, foi exatamente com essa intenção.
Então, se quiserem comer uma bruschetta não muito tradicional e super farta e gratinada, o lugar é o Cuccina :-)
Outra bruschetta digna de comentários é a do Parfait Croissant.
Gente!! (outra pausa). Ma-ra-vi-lho-sa. Na realidade, já experimentei os três sabores que tem lá. Nesse mesmo esquema de ir só para ficar comendo entradinha e tomando vinho.
A de tomate é perfeita. O temperinho é ótimo e não sei qual é a tecnica para tostar o pão, mas fica ótimo. Pedimos também a de presunto cru com rúcula. Uma delícia. Meu marido achou um pouco salgada, mas gostou (tem-se que considerar que o presunto é meio salgadinho mesmo).
Outro dia fui almoçar com uma amiga e pedimos a de queijo brie com nozes e mel. Sem comentários! Perfeita! Vale muitíssimo a pena experimentar!
Bem, é isso.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário