Oi, gente!
Dando continuidade aos relatos da viagem de setembro, hoje vou falar de Coimbra.
Essa cidade não estava no meu roteiro original, pois iríamos sair de Lisboa direto a Porto. No entanto, uma amiga disse que eu deveria passar por Óbidos, pois era uma cidade lindinha do jeito que eu gosto. Então, para melhor aproveitar a viagem, resolvi passar por Óbidos, depois dormir em Coimbra e só no dia seguinte partir para Porto. Foi uma excelente ideia!
Como disse, fiquei em Óbidos apenas algumas horas, para conhecer o centrinho histórico. Depois do almoço (lá pelas 15h, 15h30), partimos para Coimbra.
O hotel em que fiquei hospedada foi simplesmente ótimo! É o Olso Hotel. Ele fica muito próximo do centro histórico de Coimbra, tem garagem própria (deve ser em outra quadra, pois quem leva o carro é o funcionário do hotel), um bom café da manhã e funcionários muito prestativos e simpáticos. Realmente gostei muito. No dia seguinte, enquanto esperávamos o carro, o gerente do hotel foi conversar conosco, perguntou se tínhamos sido bem tratados e se o serviço havia sido satisfatório. Eles foram muito atenciosos.
Também tem um bar muito providencial, onde pudemos tomar um vinho (Mateus de novo ;-) e fazer um lanche.
Fiz a reserva pelo www.booking.com.
Do nosso quarto dava para ver a Universidade de Coimbra lá no alto. Veja:
Relativamente à cidade, para mim foi uma surpresa. Nunca dei muita importância a Coimbra, nunca tinha ouvido falar muito bem de lá.
É uma cidade com um centro histórico bem interessante, com ruelas e prédios medievais que quase se encostam. Tem muita subida e escadaria, então para algumas pessoas pode ser um passeio um pouco cansativo, mas eu adorei.
Gosto muito de cidades antigas. Adoro andar por aquelas ruelas e imaginar como era a vida na época medieval. Ver aqueles prédios altos colados uns nos outros. Cidades medievais realmente me encantam.
Chegamos no hotel por volta de 17h. Deixamos as malas e fomos dar uma volta pela cidade. Como nessa época do ano o sol se põe mais tarde (lá pelas 21h), já conhecemos a cidade logo no dia da chegada, mesmo porque íamos partir no dia seguinte pela manhã para Porto.
Uma pena que os pontos de interesse da Universidade de Coimbra (como a sua biblioteca) já estavam fechados e não nos animamos de fazer toda a subida de novo no dia seguinte antes da viagem, então essa parte ficou para a próxima visita a Coimbra :-)
Vejam algumas fotos:
Praça do Comércio |
Praça do Comércio - outro ângulo |
Catedral da Sé |
Pátio da Universidade de Coimbra - Faculdade de Direito |
Oliveira centenária |
Ruela da cidade medieval |
No hotel, eles disponibilizam um mapinha da cidade e indicam os pontos turísticos. Basta atravessar a rua e começar o passeio pelo centro histórico. É bem fácil e acho que em um dia, dá para ver tudo.
Não tenho restaurantes para indicar em Coimbra, pois, como chegamos à tarde e já fomos passear pela cidade, à noite preferimos ficar no bar do hotel mesmo, relaxando, curtindo a vista da cidade e tomando um vinho.
Gostei muito de Coimbra. Valeu muito a pena mudar um pouco o roteiro para dar uma passada por lá. Para quem gosta de história e construções antigas, acho uma boa opção de visita ;-)
Até!