domingo, 2 de setembro de 2012

Orvieto

Oi, gente!
Começando a planejar minha nova viagem, me lembrei de uma cidade maravilhosa que conheci na minha penúltima viagem, a que fiz em fevereiro para a Itália. O nome dessa cidade fofíssima é Orvieto.
Quando viajo para a Europa, gosto de ter como base uma cidade grande (Paris, Roma, Lisboa, por exemplo) e fazer passeios tipo "bate-volta" para cidades próximas e que, normalmente, são lindíssimas.
Aprendi a vantagem desse planejamento na segunda vez que fui para o exterior, pois na primeira, fiquei indo para lá e para cá, fazendo, desfazendo e carregando malas, que cansei muito.
Agora, sempre aproveito para conhecer os arredores da cidade principal, onde ficarei hospedada.
Na Itália foi assim. Ficamos hospedados em Roma e fomos passar um dia em Orvieto e outro em Firenze. Quanto a esta última, tenho que dizer que foi muito corrido e cansativo. Preciso voltar lá, pois não tivemos condições de conhecer e aproveitar a cidade como deveríamos. No entanto, para Orvieto, o passeio foi perfeito e o tempo suficiente.
Quando estava planejando a viagem para Roma, procurei algumas cidades próximas e de fácil acesso de trem. Encontrei Orvieto em um blog. Apenas um blog. Mas gostei do que vi e reservei um dia para ir lá.
Pegamos o trem na Estação Termini. Compramos os bilhetes lá mesmo, meia hora antes de partir.
Não me lembro exatamente quanto tempo durou a viagem, mas foi em torno de 30, 40 minutos.
Chegamos e logo na saída da estação há um funicular (eu nem sabia disso) que te leva até o alto, onde está a cidade. Depois, têm um microônibus que te leva para o centro da cidade e outro que vai para a parte residencial. Pegamos o errado, o que passava primeiro pela área residencial, ou seja, não era o apropriado para os turistas :)
Antes de continuar os comentários, vejam as seguintes fotos, que maravilha:








Gente!!!
Uma cidade medieval linda! Conservadíssima, toda em pedra, com suas ruelas que somente quem mora lá deve conseguir passar de carro.
Fiquei encantada.
E a melhor coisa foi pegarmos o ônibus errado :) Após entrarmos nele e percebermos que a "turistada" entrou no outro, e as pessoas ficarem olhando para a gente com cara de "o que será que eles estão fazendo neste ônibus", perguntamos para o motorista se ele iria até a catedral. Ele, um senhor super simpático, falou que sim, mas que passaria em outros lugares antes.
Foi ótimo, pois vimos as casinhas de pedra, os lugares residenciais e conhecemos uma parte da cidade que não veríamos se fôssemos no ônibus convencional.
Chegando no centro da cidade, pegamos um mapa no centro de informações turísticas que fica logo em frente à catedral e fomos aos lugares indicados pela atendente.
A cidade é muito organizada e preparada para o turismo.
Quando fomos ainda não era alta temporada e, por isso, a cidade estava bem vazia. Havia momentos em que não víamos absolutamente ninguém nas ruas, tampouco qualquer barulho. Até parecia que tínhamos voltado no tempo :) Uma maravilha.
Almoçamos em um restaurante bem fofinho, mas não anotei o nome. A comida estava boa, mas como não me marcou profundamente, acabei não pegando os dados para indicar. Mas não tem problema, tinha vários restaurantes lindinhos pela cidade.
Foi um dia perfeito. Vale muito a pena dar uma chegadinha em Orvieto quando for a Roma. Amei!
Até!

4 comentários:

  1. Tenho 1 dia sobrando no roteiro.
    Depois do seu post já sei o que fazer com ele.
    Bate-volta Roma > Orvieto!

    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália!
      Tenho certeza de que você irá gostar muito de Orvieto. É realmente uma graça :-)
      Depois me conte.
      Bjs.

      Excluir