terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Guimarães



Oi gente!
Hoje vou falar de Guimarães.
Depois de passarmos por Porto, resolvi que dava para dar uma chegadinha em Guimarães. Esta cidade não estava no planejamento de viagem, mas em Lisboa encontramos uma amiga da minha sogra que disse que era uma das cidades mais lindas e históricas de Portugal.
Fiquei curiosa, mas, de inicio, não sabia se daria tempo, pois pensei que sairíamos de Porto após o almoço e deveríamos chegar a Santiago de Compostela, na Espanha, no final da tarde - só de lembrar, dá uma saudade... :-).
Bem, como já tínhamos aproveitado e visitado os pontos de interesse em Porto, resolvi que poderíamos pegar a estrada logo depois do café da manhã e dar uma passada em Guimarães, almoçar por lá e seguir viagem até Santiago.
Chegamos em Guimarães por volta de 10h, deixamos o carro em uma vaga perto do centro histórico e saímos caminhando, seguindo os grupinhos de turistas :-) Não tinha feito qualquer planejamento. Não sabia o que ver.
Devo dizer que esse tipo de passeio é ótimo. Sem saber o que ver, basta uma volta pela cidade antiga para apreciar as ruelas e construções medievais, com janelas das casinhas todas floridas. Uma graça.
Percebemos que havia um castelo a se visitar. Mas antes paramos em uma padaria para minha sogra e meu marido tomarem um expresso e eu e meu sogro comermos um docinho português :-) Uma coisa que deve ser feita em Portugal é comer o máximo de doces possível para depois não se arrepender :-)
Fomos, então, ao Castelo de Guimarães. Lindo. Todo restaurado, onde podemos visitar alguns cômodos mobiliados, bem como obras de arte. Muito interessante, nos faz voltar no tempo (veja a história do castelo aqui):




 Depois, voltamos para o centrinho histórico. Andamos sem destino por uma meia horinha, só para curtir a cidade e apreciar a arquitetura medieval.
Guimarães é uma cidade fofíssima, com casinhas coladas umas nas outras, circundando uma praça central, com janelas cheias de flores coloridas. Muito conservada e limpa. Ficamos encantados. Veja algumas fotinhos:





Depois paramos em restaurante para almoçar.
Escolhemos um local bem no miolinho do centro histórico. Uma construção medieval linda, toda em pedra e decorada justamente para nos remeter à essa época.
Gente, infelizmente não me lembro do nome do restaurante :-( Fico realmente chateada com isso, pois o almoço foi ótimo e o lugar era perfeito. Uma pena mesmo. Acredito, no entanto, que existam várias outras boas opções. A minha dica para tentar acertar um bom restaurante é observar se há mais pessoas da própria cidade que turistas. Normalmente dá certo.
Pedimos um vinho da casa e achei interessante que o garçom perguntou se gostaríamos de tomá-lo como se fazia na idade média. Veja:


Era um vinho artesanal, mais espesso, produzido na região, segundo o garçom. Gostamos. Bem diferente. Custou €6. Para o almoço pedimos o arroz de pato. Uma ma-ra-vi-lha! Super saboroso. Saiu por inacreditáveis € 7,5 por pessoa.
Que pena que não posso dar o nome do restaurante. Tenho certeza de que anotei em algum lugar, mas deve ter se extraviado.
Após o almoço demos uma última olhadinha na cidade e fomos embora.
Guimarães ficou no meu coração. Conhecida como o Berço na Nação Portuguesa, é uma cidade linda, aconchegante e de grande valor histórico.
Simplesmente encantadora :-)
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário