quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Receitinhas práticas I - Spaghettini com Berinjela e Queijo de Minas


Oi gente!
Como vocês já devem ter percebido, sou uma pessoa que adora comer :-) Novos lugares e pratos saborosos realmente me encantam. É difícil programa de final de semana melhor que sair para comer algo bom :-)
Ocorre que também sou muito preocupada com a minha saúde e o meu peso. Então, sou daquelas pessoas que têm um certo controle durante a semana para se esbaldar nos finais de semana :-)
Tenho algumas amigas que encontram certa dificuldade em manter uma alimentação leve e saudável, especialmente no jantar, pois: (a) é trabalhoso cozinhar (concordo :-) e (b) comer só saladinha enjoa.
Pois bem.
Também não sou uma cozinheira nata. Não consigo entender o porquê de se passar horas na cozinha para se fazer um almoço de dia de semana, se levo apenas 30 minutos para almoçar bem em um self service. No entanto, à noite, não é tão fácil encontrar lugares com comidinhas leves e saudáveis. Também não me sinto bem em ficar comendo pão, biscoito, sanduíche ou comida congelada de mercado o tempo todo. Por isso, há algum tempo tenho usado minha criatividade, ou seguindo algumas receitinhas, para fazer comidinhas para a noite. Ah! E não gosto de demorar mais que 30 minutos no preparo.
Resolvi, então, compartilhar algumas receitas práticas, leves e gostosas para aqueles que enjoaram da típica saladinha.
Hoje vou falar do prato que fiz ontem. Spaghettini com berinjela e queijo de minas. Veja a fotinho:



Ficou muito bom e foi muito fácil de fazer.

Piquei duas berinjelas médias e coloquei de molho na água com sal por uns 20, 30 minutos (nunca soube ao certo para que servia isso, mas acho que é para tirar a acidez. Só sei que fica ruim se não fizer ;-).
Cortei dois dentes de alho, escorri a berinjela e misturei tudo nesse recipiente de vidro com sal e azeite. Coloquei no microondas por cinco minutos.
Cortei em fatias quinze azeitonas sem caroço (vi que cada azeitona tem aproximadamente 5 calorias :-). No fim dos cinco minutos, juntei as azeitonas e levei de volta ao microondas por mais três minutos.
Enquanto isso, coloquei a água do macarrão para esquentar. Quando estava borbulhando, coloquei uma quantia pequena da massa (uns 100, 150 gramas) e segui o tempo do cozimento da embalagem. No meu caso, era o spaghettini n. 3 Barilla, que levava cinco minutos.
Cozido o macarrão, juntei tudo no recipiente com a berinjela e joguei uns cubinhos de queijo de minas (uma fatia). 
Pronto :-) comidinha para dois.
Uma coisa que eu mudaria é o tipo da massa. Acredito que com pasta curta (penne, gravatinha, parafuso) fique melhor. Também acrescentaria manjericão. Eu não tinha em casa, mas acho que deve ficar ótimo com essa combinação de ingredientes. 
E para deixar ainda mais saudável, pode-se utilizar massa integral.
Perceba que a massinha é em pouca quantidade. É só para dizer que está comendo macarrão :-) Se encher de massa, não vai ficar muuuuito leve...
Finalmente, acompanhamos o prato com um vinhozinho básico :-) Só 187ml para dois. Vinho é calórico :-) Veja a fotinho:


É o Trapiche Malbec. Gostoso. Básico, mas nos serviu bem :-) Essa garrafinha custou R$ 8,90 na Adega do Vinho.
Então é isso.
Até!

2 comentários: