quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Santiago de Compostela

Um dos símbolos dos peregrinos de Santiago de Compostela

Oi gente!
Continuando os posts sobre a minha maravilhosa viagem de setembro passado por Portugal e Espanha, hoje vou falar de Santiago de Compostela.
A primeira vez que parei para pensar nessa cidade, com o interesse de um dia conhecê-la, foi quando eu estava com 20, 21 anos. Já tinha um emprego que me trazia segurança, estabilidade, mas meu salário ia todo para pagar a faculdade e um tanque de combustível por mês (é... hoje a vida está mais tranquila :-).
Na época, me lembro que uma colega de trabalho estava planejando fazer o Caminho de Santiago de Compostela, que é uma peregrinação das mais conhecidas do mundo. As pessoas que resolvem fazer essa viagem normalmente estão buscando um crescimento espiritual, autoconhecimento. Desde a Idade Média Santiago de Compostela tem sido o destino de muitos peregrinos (veja a história aqui).
Confesso que nunca pensei em fazer esse roteiro, pois não consigo me imaginar, ao menos até agora, caminhando por aproximadamente trinta dias com mochila nas costas. Sou meio chatinha :-)
Enfim. Fiquei impressionada com a viagem da minha colega. Era algo que estava muito distante para mim naquele momento.
Então, quando resolvi fazer esse roteiro Portugal-Espanha, quis incluir Santiago de Compostela por ter mesmo uma simbologia para mim. Algo que um dia já esteve tão distante da minha realidade e que agora eu tinha a oportunidade de conhecer.
Chegamos em Santiago de Compostela no final da tarde. Nosso GPS nos levou direitinho até o hotel que eu tinha reservado pelo booking, o Hotel Miradoiro de Belvís. Foi um achado!
Muito próximo do centro histórico da cidade (atravessando a rua), bem bonitinho, com quartos espaçosos e confortáveis e, muito importante, com estacionamento privativo e gratuito.
Ficamos em um quarto com essa vista:


Desagradável, não? :-)
O café da manhã não estava incluso (cerca de € 5 por pessoa), mas achei que valeu a pena, pois não vi padarias ou Cafés muito próximos.
A diária custou à época € 65 para o casal. Preço excelente, na minha opinião.
Eles também tinham um serviço de bar. Não havia muitas opções, mas já me serviu para tomar um vinho na varanda em um momento chuvoso :-)
Bem, como estava dizendo, chegamos em Santiago de Compostela em um final de tarde. Estava chuvoso e frio. Demos um tempinho no hotel e logo já estava de noite.
Procuramos, então, um lugar para um vinhozinho e umas tapas :-) Deixamos para ir até o centro histórico no dia seguinte.
Amanhecendo, tomamos café e lá fomos nós, no frio e no vento, conhecer a maravilhosa catedral. A cidade é linda, como toda cidade medieval. Como já disse, tenho um encantamento por cidades medievais. 
Pegamos um mapinha no hotel e fomos nos perdendo um pouco pelas ruelas até encontrar a catedral, que é o ponto final da peregrinação até Santiago de Compostela.
Vejam algumas fotinhos:





Meu marido consegue tirar fotos lindas. Fica esperando um momento em que não tenha ninguém passando (quando possível, claro) para retratar essas cenas. Por um momento, dá para sentir como se tivéssemos voltado no tempo.
Em algumas oportunidades, eu parava por uns instantes e ficava apreciando a ruazinha, as construções em pedra, tentando imaginar como tudo era há alguns séculos. Fico impressionada com a beleza desses cenários medievais, tão conservados. Uma maravilha.
E então, a Catedral:






Gente! É linda!
Realmente é emocionante a visão da Catedral de Santiago de Compostela. Imponente nos seus séculos de existência. 
Queríamos assistir à missa do meio dia, dos peregrinos, que dizem ser linda, mas não deu, pois a Catedral estava tão lotada que não dava sequer para sentar no chão. Estávamos com minha sogra e meu sogro, então não tinha como aguardar em pé.
O pequeno problema da nossa visita a Santiago é que estava chuvoso, ventando muito e frio. Não tínhamos condições de ficar andando muito pela cidade, pois às vezes parecia que o vento ia nos carregar. E mais um detalhe: estávamos com apenas um guarda chuva, ou seja, foi um pouco difícil :-)
Depois do almoço - que não agradou muito, de modo que não anotei o nome do restaurante para indicar -, voltamos ao hotel para esperar a chuva passar. Mais tarde, pegamos uns guarda chuvas que o hotel emprestava (só aí o Miradoiro de Belvis já ganhou mais uns vinte pontos no meu conceito :-)  e fomos dar mais uma voltinha pela cidade. De novo, linda (para quem gosta do estilo medieval :-).
No dia seguinte, cedo, nos despedimos de Santiago de Compostela. 
Adorei a cidade. Sensação de sonho realizado, objetivo alcançado :-)
Até!



Nenhum comentário:

Postar um comentário