domingo, 17 de fevereiro de 2013

Receitinhas Práticas II - Omelete Light de Microondas


Oi gente!
Seguindo a intenção de compartilhar algumas receitinhas fáceis e gostosas para o jantares leves dos dias da semana, hoje vou falar sobre omelete light de microondas :-)
Essa receita eu inventei (provavelmente não inventei coisa nenhuma. Ela já deve até existir por aí pela internet, mas como eu não vi antes de fazer, então digo que inventei :-) depois de uma conversa com uns amigos que me disseram que faziam ovo mexido no microondas. Eu não fazia ideia de que dava para fazer qualquer tipo de ovo no microondas. Depois dessa conversa, eu fui ver que no meu aparelho (que tenho há uns cinco anos), tinha uma tecla chamada "omelete" :-) Ou seja, passei cinco anos sem saber que meu próprio microondas servia para fazer omelete e, portanto, para evitar a sujeira no fogão com a frigideira.
Enfim, após a minha grande descoberta, resolvi testar uma receita.
Há algum tempo o mito de que ovo não era muito saudável caiu, então acho uma boa opção, para a noite, fazer uma omelete com ingredientes leves. É mais uma alternativa à típica saladinha e, por ser um prato quentinho, ao menos para mim, dá uma sensação maior de saciedade.
Pois bem. Vejam a fotinho:



Para essa omelete, piquei dois tomates (com semente e tudo), uma cebola média (descascada, claro :-), umas dez azeitonas sem caroço e duas fatias  (não muito grossas) de queijo de minas. Reservei.
Nesse mesmo recipiente que iria ao microondas (evitando mais louça para lavar :-), coloquei três ovos e bati com um garfo até misturar bem as claras com as gemas, acrescentando um pouco de sal. Em vez de usar farinha de trigo (como aprendi com a minha mãe), coloquei três colheres de sopa de aveia em flocos finos, para firmar um pouquinho.
Juntei os ingredientes picadinhos aos ovos, acrescentei algumas folhinhas de manjericão (pode ser orégano  ou algum outro temperinho) e misturei tudo com o garfo.
Levei ao microondas por oito minutos. A tecla "omelete" marca quatro minutos, mas para essa receita, que serve duas pessoas, precisei do dobro. 
Levei uns quinze minutos para fazer um prato nutritivo, leve e gostoso para minhas noites da semana :-) 
O bom dessa receita é que se pode variar muito os ingredientes. Dá para usar, por exemplo, cogumelos ou aspargos frescos ou qualquer outra combinação de ingredientes leves para manter a alimentação mais saudável durante a semana.
Ah! a omelete grudou um pouquinho no fundo do recipiente. Para evitar isso, basta espalhar um fio de azeite.
Espero que gostem da "minha invenção" ;-D
Até!

7 comentários:

  1. Ah, eu estava curiosa pra ver esta!
    Bj
    Rosa
    http://www.lepaquet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei sua dica, vou tentar hoje, pois estou firme e forte na dieta da proteína!
    bjs
    Pri:-)
    http://passeiosmundoafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste Priscila!
      É realmente uma receitinha muito prática.
      Algumas amigas testaram e aprovaram :-)
      Bjim

      Excluir
  3. Adorei! Usei uma omeleteira especial para microondas que comprei no site e ficou uma delicia! https://www.penselarfun.com.br/Omeleteira-para-Microondas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Sempre uso essa receita. Muito prática :-)

      Excluir
  4. Adapatei com o que eu tinha em casa... No lugar do queijo desfiei o peito do frango cozido do almoço, coloquei tb uma saladinha de legumes cozidos e piquei pimenta de cheiro ficou espetacular!!!

    ResponderExcluir