sábado, 9 de março de 2013

Receitinhas Práticas III - Peixe de Microondas


Oi gente!
Eu posso dizer que sou a típica "mulher de fases", na mais perfeita concepção da expressão :-)
Vez ou outra, invento uma atividade, ou hobby, ou mania com a qual fico empolgadíssima. Depois de um tempo, desanimo, perco a vontade, não quero mais :-)
Agora, acho que por causa da minha ansiedade com a espera pela reforma do meu apartamento, inventei um novo "vício": cozinhar :-) Mas não é qualquer receita que quero tentar, e sim receitinhas práticas e, de preferência, leves (pois é... até os meus "vícios" são racionalmente planejados :-).
Fico assistindo a programas de culinária e pesquisando sites de receitas. No momento, tenho consultado o site Panelinha, da Rita Lobo que faz um programa na GNT chamado "Cozinha Prática". Mas só quero seguir as receitas mais fáceis, até porque estou morando provisoriamente em uma kitnet e só tenho um cooktop e um microondas para as minhas criações. Ademais, como já disse anteriormente, não tenho muito ânimo para demorar na cozinha :-)
Pois bem.
Em uma das minhas consultas, encontrei o Linguado ao Vinho e Limão Light. Adorei a palavra light já no título da receita e me empolguei quando vi que era feito no microondas.
Então lá fui eu ao mercado comprar os ingredientes. Não encontrei linguado, ou achei muito caro, então comprei o filé de Saint Peter (tilápia) que estava bem bonito.
Sinceramente, não acreditei muito que o prato ficaria bom, pois peixe me parece uma coisinha meio difícil de acertar. Além disso, gosto de filé de peixe grelhado. Achei que um peixe feito no microondas que ficasse gostoso era receita boa demais para funcionar. Resolvi testar. Olha a fotinho:


Gente, apesar de meio sem cor, ficou muito bom! Me surpreendeu!
O saborzinho do vinho com o limão envolve muito bem o peixe, que fica muito gostoso mesmo.
Fiz assim: 
Coloquei dois filés de peixe nessa assadeira de vidro da foto, temperei com sal dos dois lados e coloquei uma rodela de limão sobre cada filé. 
Em um recipiente, juntei 1/4 de xícara de vinho branco (seco, claro), duas colheres (sopa) de cebola picada, 1/2 colher (chá) de raspas de limão, algumas folhas de manjericão (a receita original fala em colher (chá) de salsinha picada, mas como eu não tinha, substitui). Misturei tudo e despejei sobre o peixe.
Cobri a assadeira com plástico filme e fiz dois furinhos.
Levei ao microondas por seis minutos e pronto! 
Ah! A receita da Rita Lobo fala em quatro minutos, mas fiquei com receio de não cozinhar direito, então aumentei o tempo.
Para acompanhar o peixinho, usei um mix de mini alfaces (dessas que vêm no pacotinho, já lavadas :-) com uma fatia de queijo branco cortada em cubos. Vejam:


Demorei quinze minutos para fazer um jantarzinho super leve, saudável e saboroso :-) Não tem desculpa para comer besteira à noite :-)
Gostei!! :-)
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário