sexta-feira, 10 de maio de 2013

Receitinhas Práticas VI - Oeufs en Cocotte de Microondas

Oi gente!
Hoje vou compartilhar uma receitinha com vocês que, na última vez que fiz, pensei: Por que demorei tanto para descobrir isso? :-)
Oeufs en Cocotte é o nome em francês, mas copiei esse achado do site Panelinha, em que se chama Cocotte de Cogumelo Paris (fiz umas adaptações :-). Logo depois, vi esse prato no programa "A Pequena Cozinha em Paris". Me empolguei para testar :-).
É uma receita tão fácil e tão gostosa (claro, para quem gosta de ovos) que chega a ser inacreditável. A base dela é ovo e creme de leite, então os demais ingredientes você pode escolher, ou seja, pode aproveitar o que tem em casa e variar em opção mais leve ou mais "engordativa" :-). 
A maior preocupação para aqueles em dieta (vivo de dieta durante a semana :-) é o creme de leite. Comprei um que se diz leve. Veja:


Tem 27 calorias cada colherada. Já ajuda para não pesar tanto a consciência :-).
De forma bem simples, lá vai a receita: 
Separei dois recipientes fofos que vão ao microondas. Fatiei mais ou menos 100g de cogumelo paris fresco (comprei a bandejinha no Oba por R$ 7,99) e distribui nos dois refratários. Acrescentei, em cada, uma colher (sopa) de queijo de cabra picado em cubinhos e umas folhinhas de manjericão. Sobre esses ingredientes, adicionei dois ovos e duas colheres (sopa) de creme de leite (lembre-se de furar as gemas, pois dizem que estoura no microondas). Não precisa misturar, só colocar, delicadamente, os ingredientes nessa ordem. Para finalizar, uma pitada de sal e uma de noz moscada ralada (só um tiquinho).
Levei cada porção ao microondas por três minutos e pronto :-) Fotinhos:



Gente! Eu achei esse prato delicioso. O creme de leite se mistura com o ovo e forma algo muito gostoso :-) Não sei explicar, tem que experimentar :-).
O mais interessante é que se pode variar muito a receita. Pode-se, por exemplo, utilizar tomate e ricota em vez do cogumelo e queijo de cabra (no Panelinha tem essa sugestão), ou qualquer outra combinação com vegetais ou frios. É realmente uma receita muito prática e saborosa. 
Ah! Não preencha todo o recipiente com os ingredientes, pois ele derrama um pouco. Escolha um em que sobre um espacinho até a borda.
É isso. Dez minutos de preparo e um jantarzinho gostoso :-)
Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário