terça-feira, 29 de outubro de 2013

Paris 2013 - Parte 2

Oi gente!
Continuando como as minhas dicas sobre a maravilhosa Paris, hoje quero falar de comilança :-) Óbvio que não poderia faltar, né? Vindo de mim, o que esperar de uma viagem para a França? :-).
Pois bem.
Especificamente quanto às boulangeries, não tenho muito o que dizer, apenas que em todas pelas quais eu passei encontrei croissants, baguetes, sanduíches e tortinhas doces incríveis.
Perto do "meu apartamento" havia uma padaria que gostamos muito. O nome era Victor 1920 Artisan Boulanger Patissier, mas no pacotinho estava escrito Legay Choc, que, ao que me parece, é do mesmo dono. A primeira fica na Rue Rambuteau, 33, e a segunda, na Rue Ste Croix de la Bretonnerie, 45. As duas são bem próximas do apartamento em que fiquei.
Tanto o croissant quanto a baguete eram deliciosos, mas eu preciso mesmo é falar do cheesecake! Estranho falar de um cheesecake que comi em Paris, sendo que esse doce nem é de origem francesa, não é mesmo?
Por isso mesmo fiquei tão encantada! Só para se ter uma ideia, meu marido não gosta de cheesecake. É difícil convencê-lo a dividir um comigo. No entanto, após experimentar o dessa boulangerie, ele queria comprá-lo todos os dias :-). Veja fotinho:



Ele não tem calda de frutas vermelhas. É só a base e o creme de queijo com não-sei-o-que-mais delicioso. Leva alguma coisa no topo, mas acho que é mais para dar brilho.
Gente (pausa e suspiro)!!! 
Eu simplesmente adorei isso. Não sei explicar exatamente o gosto. É algo viciante, com o doce na medida certa, super saboroso. Posso dizer seguramente que é um dos doces mais deliciosos que já comi na vida. E o mais impressionante é que meu marido também achou isso, mas disse que é bom porque não parece cheesecake :-). Eu acho que parece sim, só que sem o doce da calda que normalmente vai no topo (que eu também gosto, diga-se de passagem) e, claro, é feito com os produtos de excelente qualidade encontrados com mais facilidade e a preços bem menores do que se vê aqui no Brasil (infelizmente).
Como provei doces perfeitos em várias padarias em Paris, não sei se esse cheesecake maravilhoso é exclusividade desse local. Por isso eu digo: se encontrarem cheesecake em qualquer boulangerie em Paris, experimente! Aliás, experimentem todos os doces que virem nessas padarias. Tudo é delicioso mesmo :-). 
O cheesecake custava € 3,50 e o croissant € 1. O resto eu não me lembro.
Outra comidinha a ser comentada neste post é o crepe que comi por lá, mais especificamente a galette e o crepe :-). Lá se é salgado, é galette, se doce, é crepe. Fotinhos:




A primeira fotinho é da cidre para acompanhar :-). Uma amiga me informou que galette ou crepe se come com cidre (não é aquela coisa ruim que a gente vê nos supermercados daqui a R$ 5,00 heim! :-). É uma bebida típica da Bretanha, feita com maçã. Confesso que não me apaixonei. Prefiro acompanhar com um bom vinho (aliás, prefiro acompanhar tudo com vinho :-), mas, como gosto de entrar no clima do local, valeu a pena.
A galette, com a massa de trigo sarraceno, foi de presunto, queijo e cogumelos. Estava deliciosa!! Dá para comer a massa pura que já é saborosa. 
Para a sobremesa, escolhi o crepe com calda de caramel salé. Um caramelo que está "na moda" por lá, com um toque de sal. Super gostoso!
Ah sim! O local em que comi essas maravilhas é o Breizh Café. Li no Conexão Paris que era uma das melhores creperias de Paris (parece que já ganhou como a melhor) e, por isso, precisei ir lá :-). 
Fica na 109, Rue Vieille du Temple. A uns dez minutos a pé do "meu apartamento" (saudade... :-).
A galette custou em torno de € 9, o crepe, € 5 e a cidre, por volta de € 9.
Outra informação muito útil: as galettes e crepes do In The Garden, ali na Asa Norte, perto da gente, não são muito diferentes dessas do Breizh. Percebi que podemos comer galettes e crepes com a qualidade encontrada em Paris. Eu já adorava o In The Garden, agora o admiro ainda mais. Realmente o dono conseguiu manter a tradição e a qualidade dos produtos dele, mesmo aqui, onde tudo é mais caro.
Além dessa creperia, comemos crepes em diversos outros locais :-). Devo dizer que quase todos os dias, depois do almoço, passávamos em uma banquinha de crepes à emporter, para um crepe de nutela. 
Nossa! Viciamos em crepe de nutela. A combinação desse creme de avelã com a massinha do crepe é perfeita! Délice!! :-)
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário