terça-feira, 22 de outubro de 2013

Paris 2013 - Parte 1




Oi gente!
Estou em uma fase meio nostálgica, lembrando da viagem maravilhosa que fiz pela França, enquanto trabalho com o pique total desde segunda feira passada.
Quando estamos terminando uma viagem meio longa, vai dando uma saudade de casa, do arroz e feijão e de falar português :-). No entanto, é só voltar à rotina, que as lembranças vêm e dá vontade de retornar imediatamente para aqueles momentos perfeitos, em que, diante de uma paisagem linda, se podia beber vinho e comer doce o tempo todo, sem a menor dor na consciência :-).
Quero passar para vocês algumas dicas sobre essa viagem, de lugares, passeios ou comidinhas que acho que valem a pena. Evidentemente, não vou me debruçar sobre cada detalhe das cidades pelas quais passei, pois há ótimos sites e blogs a respeito, como, por exemplo, o Conexão Paris, Na Provence, Dri Everywhere. O que quero compartilhar são as dicas de amigos, ou desses sites, que testei e realmente gostei, ou mesmo minhas descobertas felizes :-).
A viagem durou 17 dias. Chegamos em Paris no dia 22 de setembro, ficamos sete noites em um apartamento. Alugamos um carro e descemos pelo Vale de Loire até a Provence. Passamos uma noite em Lisboa para aguardar a conexão da TAP para o dia seguinte. Em 9 de outubro estávamos de volta.
Tudo foi simplesmente perfeito! :-)
Pois bem.
Como já conhecíamos Paris, resolvemos alugar um apartamento, para ficarmos tranquilos e sentirmos como era morar na cidade, mesmo que por uma semana :-). 
Daí surge a primeira dica que merece ser compartilhada: o site de aluguel de apartamentos À La Parisienne. Uma amiga da aula de francês (do blog fofo Le Paquet) já tinha contratado com eles e disse que eu podia confiar. Assim, em março deste ano, escolhi o meu apartamento, o Quarto e Sala Beaubourg, um apartamentinho ótimo para um casal (ai... só de olhar as fotinhos no site, dá uma saudade...), com uma cozinha montadinha com cooktop, forno, geladeira e utensílios básicos para fazer alguns pratos e curtir a noite tomando um vinho "em casa" :-).
Além de ter dado tudo certo com a reserva, a melhor parte foi resolver tudo em português. Embora eu consiga me comunicar bem em francês, acho que não há nada melhor do que tirar dúvidas e ser recebida na minha língua. A chance de entender errado alguma informação se reduz a 1% :-). 
Amamos a experiência de nos hospedarmos em um apartamento em Paris. Íamos à boulangerie todos os dias comprar croissants, baguetes e doces. Passávamos no mercadinho (havia uns três próximos) para comprar queijos e vinhos (bem cliché, mas indispensável :-). Realmente muito agradável.
Esse apartamento tinha uma localização excelente. Fica no Marais, um bairro na parte antiga da cidade (do jeito que eu gosto: história, história e história :-), com uma estação de metrô a uns duzentos metros, e perto de vários pontos turísticos.
Desta vez, não entramos em museus ou subimos na Tour Eiffel :-). Queríamos mesmo é ficar flanando pela cidade, curtindo os cantinhos, ruelas e praças que encontrávamos. O único monumento em que entramos foi a Catedral de Notre Dame, pois foi algo que realmente me emocionou na primeira vez que estive por lá. Ficava imaginando quanta história havia passado por ali. Linda.
Outra dica que vou dar nesse post, é sobre um passeio noturno de bicicleta que fizemos. A empresa é a Blue Bike Tours que promove alguns tipos de passeios diurnos e noturno. Essa foi dica de outra amiga que tinha ido a Paris alguns meses antes de mim.
Comprei pela internet e deu tudo certinho. Na noite marcada, lá fomos nós receber as instruções e pegar nossa bicicleta azul para seguir nossa guia. Ah! Durante o passeio tudo é falado em inglês.
Mais uma ótima experiência e pouco convencional, pelo menos para mim. Adorei! Foram aproximadamente quatro horas andando pelas ruas de Paris e vendo os principais monumentos iluminados. Lindo! 
Vale muito a pena, mas tem que saber andar bem de bicicleta e ficar esperto, pois às vezes passamos por ruas meio movimentadas. De todo modo, gostei muito!
Para finalizar essa primeira parte sobre Paris, quero dizer que curtimos muito a cidade, sem pressa. Íamos andar pelo Quartier Latin, pela Île de Saint Louis, pelo Marais, e outros bairros, apreciando a arquitetura, parando para comprar um sanduíche para almoçar sentado em um banco de uma linda praça, comendo sobremesas em todas as boulangeries que encontrávamos, enfim, sentindo realmente a cidade sem o desespero de cumprir roteiros e horários. Inesquecível :-).
Até!

2 comentários:

  1. Bela viagem; e, não sou mulher mas imagino que essa sua despreocupação em comer doces deve matar de inveja a mulherada!...
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eheheh... pois é. Mas essa despreocupação é só durante a viagem mesmo :-)
      Até!

      Excluir