domingo, 14 de julho de 2013

Receitinhas Práticas VII - Legumes Assados

Oi gente!
Após algum tempo em "crise existencial com a cozinha", tenho feito mais algumas receitinhas para um jantar saudável. Como mencionado na última receitinha, eu já estava meio cansada desse negócio de cozinhar. Eu admito para todo mundo: não tenho paciência para ficar muito tempo cozinhando. Não adianta. Adoro comer, mas não gosto de ficar na cozinha. Só em alguns momentos especiais, para fazer um risoto (acho que é a única coisa elaborada que sei fazer :-).
Pois bem. Após um momento de "pití", em que achei que deveria estar fazendo outras coisas em vez de estar na cozinha (isso, porque nunca passei mais de uma hora :-), comecei a fazer comidinha e marcar no relógio. Só repetiria ou indicaria a receita se ela levasse até trinta minutos. Se levasse quarenta minutos, só repetiria se fosse maravilhosa, mais tempo do que isso, já era cortada do meu cardápio :-).
Então hoje vou falar de uma receita que anotei de um programa que gosto muito, na GNT, o Alternativa Saúde. É a receita de legumes assados. Super prática, rápida, leve e muito gostosa.
Claro que dei uma adaptada. Não me lembro exatamente o que eu tirei (acho que nozes trituradas e queijo curado), mas a base que aprendi no programa garante o sabor da receita. Veja fotinho:


Liguei o forno para pré-aquecer a uma temperatura de 180 graus. 
Enquanto isso, juntei em um recipiente (bowl) uma cebola média picada, um colher de alho picado (compro no mercado um potinho de alho picado. Acho prático, mas deve ficar melhor ainda se usar alho "fresco", uns dois dentes), duas colheres de azeite de oliva, duas colheres de folhas de manjericão e meia xícara de queijo de minas ralado (no ralo grosso). Misturei tudo e reservei.
Cortei em fatias finas uma abobrinha média, uma berinjela média - ambas na longitudinal (no sentido do comprimento) -   e um tomate médio.
A montagem no recipiente próprio para ir ao forno deve ser feita na seguinte ordem: abobrinha, berinjela, tomate a a mistura dos temperos com queijo por último.
Na receita do programa não falava para colocar sal, mas na segunda vez que eu fiz, coloquei umas pitadinhas sobre os legumes na hora da montagem. Só uma pitadinha em cada camada, hein! Cuidado com o sal!
Levei ao forno por quarenta minutos e pronto! Delícia :-)
Claro que o prato será uma delícia para quem gosta de legumes. Eu adoro, então apreciei muito essa receita. Ela fica muito saborosa por causa da misturinha de temperos que vai no topo e o queijinho derretido dá um toque especial.
Demora em torno de vinte minutos para fazer, mais o tempo de forno. É um prato saudável, muito prático e saboroso.
Para acompanhar, um suco de kiwi com gengibre (dois kiwis, um pedacinho de gengibre cortadinho, dois copos de água gelada, tudo no liquidificador).
Então é isso, mais uma opção fácil para o jantarzinho leve da semana :-)
Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário