sábado, 30 de março de 2013

León



Calle Ancha

Oi gente!
Hoje vou falar de mais uma cidade que conheci na minha viagem Portugal-Espanha, León.
No meu planejamento, após Santiago de Compostela, iríamos fazer uma parada de uma noite em Burgos, também na Espanha, para, então, finalizar a viagem em Madrid.
O trecho entre Santiago e Burgos é longo, portanto, tinha que escolher uma cidade para pararmos para o almoço.
Dando uma pesquisada no meu guia da Espanha, li a respeito de Léon, que ficava um pouco além do meio do caminho, e que era famosa por sua catedral gótica. Ficou decidido então.
Chegamos sem muita pretensão, pois não se ouve tanto falar de Léon. Estacionamos o carro próximo ao centro histórico e saímos andando em direção ao que parecia mais antigo :-)
A coisa mais linda!!!
Vejam algumas fotinhos:






Calle Ancha

Perguntamos a algumas pessoas a direção da Catedral e, seguindo as instruções ("siga essa rua até o final" :-), ao fim da rua principal do centro histórico, nos deparamos com essa impressionante maravilha:

Catedral de León




A visão dessa Catedral realmente nos deixou deslumbrados. É grandiosa! Linda! Faltam adjetivos :-)
É interessante, pois a gente vai seguindo a rua principal (que esqueci o nome :-) vi no google e acho que é Calle Ancha) e, de repente, ela surge. Em uma praça espaçosa, ela aparece, imensa, linda! Foi algo diferente.
Pois bem. Fomos procurar a entrada e, surpresa: a Catedral estava fechada até às 16h. Acredito que eram 14h. O que fazer então? "Vamos almoçar e depois voltamos".
Em uma ruazinha fofa paralela à rua principal, encontramos um restaurante pequeno, com uma carinha boa e que ainda estava servindo almoço (lembre-se que em cidades do interior o horário de almoço não se estende até muito tarde). Tinha menu com entrada, prato principal, sobremesa e vinho por € 11! Entramos.
A-do-ra-mos!!!
O nome é Café Gótico. Veja fotinho:

Café Gótico
Fiz um mapinha da catedral até o restaurante (aqui). Ele fica na Calle Varillas n. 7.
Éramos em quatro pessoas. O garçom, bem simpático, deixou logo uma garrafa de vinho para a gente (o menu dá direito a uma taça por pessoa). Não anotei o nome do vinho, mas era muito bom. Da minha entrada e do meu prato tirei fotinhos ;-) Vejam:




A entradinha que escolhi era berinjela com queijo de cabra e tomate. Perfeita! Perfeita! 
Como prato principal, optei pelo risoto de cogumelos. Estava faltando um tiquinho de sal, mas nada que desmereça o restaurante.
Lembrando que havia umas quatro opções para se escolher tanto de entrada, como de prato principal e de sobremesa. Esta eu esqueci o que foi... acho que já tinha aproveitado demais o vinho :-D
Confesso que até vir a conta, estava achando que o garçom havia se enganado e deixado um vinho à parte (era muito bom), mas não. Era isso mesmo. Só € 11 por pessoa. Ai, ai... que coisa boa :-)
Depois da boa surpresa do almoço, demos uma pequena volta próximo à Catedral para esperar o horário de abertura. Estávamos um pouco preocupados, pois ainda tínhamos que pegar estrada até Burgos.
Posso dizer que todos concordamos que valeu a pena esperar. O interior da Catedral é magnífico! Impressionante! Vejam umas fotinhos para tentar ter uma ideia:




Sem dúvida nenhuma, foi uma das catedrais mais maravilhosas que já vi na minha vida! Imensa, com vitrais super delicados e coloridos. Realmente emocionante.
Devido ao adiantar da hora, ficamos pouco tempo apreciando a Catedral e o museu. Voltamos para o carro e seguimos viagem.
Adorei León. Passei apenas algumas horas lá, mas acho que é uma cidade que merece um dia inteiro. Há outras atrações que não tivemos tempo de ver. Foi um local só de passagem, mas que nos marcou. Não tínhamos noção da beleza que encontraríamos.
Com certeza, voltaria a essa cidade. Me encantou ;-)
Até!

2 comentários: